De acordo com os dados do portal, na manhã do dia 8 na cidade ucraniana de Berdyansk foi avistada uma lancha blindada de pequeno porte da Marinha do país que estava sendo transportada em um caminhão.
No futuro próximo, segundo a edição, está previsto transferir para a área três lanchas canhoneiras de pequeno porte.
A edição apontou que, até o final deste ano, no mar de Azov está prevista a construção de uma base da Marinha ucraniana, bem como o desdobramento de uma divisão de lanchas.
Anteriormente, o Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia (SNBO, sigla em ucraniano) decidiu reforçar a presença miliar no mar de Azov e equipar os destacamentos da guarda costeira ucraniana com mísseis de alta precisão.
Kiev vem acusando Moscou de bloquear a entrada de navios que seguem para os portos ucranianos através do estreito de Kerch. A paragem dos navios causa prejuízos aos seus armadores, segundo as autoridades ucranianas. Por sua vez, o Serviço Federal de Segurança russo desmente essas informações, indicando que todas as inspeções de embarcações estrangeiras são efetuadas conforme o direito marítimo internacional e que por parte dos armadores dos navios não tem havido queixas ou reclamações.