A empresa Beriev desenvolveu o A-40 Albatros, um avião anfíbio multifuncional soviético para missões antissubmarino, com o objetivo de substituir os obsoletos Beriev Be-12 Chaika, os únicos aviões anfíbios ao serviço da aviação naval da União Soviética e Rússia.
O avião é capaz de carregar todo o arsenal utilizado pelas aeronaves baseadas em aeródromos convencionais, como o IL-38 e o Tu-142. No total, o A-40 pode levar a bordo uma carga de armamento de 6,5 toneladas, mais 5 toneladas que o Chaika.
A aeronave possui todas as inovações tecnológicas dos aviões anfíbios e impressionantes características, possuindo um comprimento de 43 metros, uma envergadura de 41 metros, um peso máximo de decolagem de 90 toneladas e podendo voar a uma altitude de 13 km. Seu alcance chega aos 4.000 km e autonomia de 12 horas, além de possuir sistema de reabastecimento em voo, banheiro, guarda-roupa e um compartimento para que a tripulação possa descansar, razão pela qual o Albatros é capaz de realizar missões de longo alcance. Além disso, a versão civil da aeronave, chamada A-42, capaz de decolar a partir da água com ondas de dois metros, é altamente qualificada para missões de busca e salvamento a grande distância da costa.
"A indústria está tecnicamente capacitada para construí-lo, a única questão é o valor que o país terá de pagar e se o Ministério da Defesa está ou não disposto a assumir os gastos", disse Karnozov, concluindo que o Albatros resultou em um excelente avião, com capacidades únicas.