Banco Central da Bolívia confirma meta do PIB e baixa previsão de inflação

O Banco Central da Bolívia (BCB) ratificou a projeção oficial de crescimento de 4,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e reduziu a inflação prevista para 3,5% como indicadores destacados da estabilidade do país em 2018.
Sputnik

"Mantemos a projeção de crescimento e revisamos a projeção da inflação (…), essa expectativa de bom desempenho é compartilhada por agências especializadas em fazer projeções econômicas", disse o assessor-chefe do BC, Raul Mendoza, em entrevista coletiva.

Ciro diz que sai da política se Bolsonaro vencer eleições: 'desejo boa sorte e vou chorar'
O funcionário divulgou os números em uma apresentação do relatório de política monetária do primeiro semestre deste ano, em que destacou que os números macroeconômicos mantêm a Bolívia como um dos países latino-americanos com maior desenvolvimento na última década.

O crescimento econômico relativamente alto e o controle da inflação são conquistas que o presidente Evo Morales afirma em seus discursos em diferentes regiões do país.

Mendoza indicou que a perspectiva de cumprimento da meta de crescimento anual de 4,7% estabelecida no orçamento nacional se baseia no fato de que o aumento do PIB foi de 4,44% no primeiro trimestre e acelerou nos meses seguintes.

Sobre a inflação, confirmou-se que o Índice de Preços ao Consumidor acumulou alta de apenas 0,80% nos primeiros oito meses deste ano, bem abaixo da taxa anual projetada de 4,5%.

Comentar