Túnel para transporte de gás da Rússia para China mostra primeiros sinais de vida

Construtores russos e chineses finalizaram vedação de túnel, abaixo do rio Amur, da rota oriental de gasoduto para fornecimentos futuros entre Rússia e China. Com a finalização, os operários já deram início aos trabalhos de montagem dentro do túnel, relata o site da empresa chinesa CNPC.
Sputnik

Vale destacar que o túnel se encontra na região da cidade Heihe, na província de Heilongjiang, ou seja, na fronteira entre os dois países.

"Trata-se do primeiro projeto chinês de túnel transfronteiriço, construído com túnel escudo", escreve-se na publicação chinesa, que acrescenta que "o túnel começa na zona fronteiriça no território da China, passa sob o rio Amur e se junta a um poço no território da Rússia".

Na Finlândia começa construção do gasoduto Nord Stream 2
Em conformidade com o acordo entre a empresa de energia russa Gazprom e a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC), a parte chinesa construirá passagens submarinas pelo rio Amur nas ramificações principais e de reserva do gasoduto, que serão microtúneis. Do lado da China, haverá poços de partida, do lado da Rússia — poços de recepção.

Em maio de 2014, as empresas Gazprom russa e CNPC chinesa assinaram acordo para fornecimento de gás russo para a China pela rota oriental. O acordo 30 anos prevê um fornecimento anual de 38 bilhões de metros cúbicos de gás russo para a China pelo gasoduto Poder da Sibéria. O fornecimento deve ser iniciado no dia 20 de dezembro de 2019. O comprimento do gasoduto abrangerá 4.000 km. Oito estações de compressores de potência total de 1.331 megawatts serão responsáveis pelo funcionamento.

Comentar