Presidente de grande banco nacional revela seu plano de desdolarização da Rússia

O presidente do banco russo VTB, Andrei Kostin, apresentou um plano de três fases para o país abandonar gradualmente o dólar, de acordo com uma entrevista que deu ao jornal Izvestiya.
Sputnik

Na primeira etapa, propõe-se uma "transição acelerada para outras moedas (euro, yuan e rublo) em operações de importação e exportação", assinalou o banqueiro, citado pela edição nas margens do Fórum Econômico do Oriente, que está decorrendo em Vladivostok.

Pequim e Washington continuam em guerra comercial, mas é Moscou quem pode ganhar
Na segunda etapa, Kostin sugeriu "transferir para a jurisdição russa os grandes grupos nacionais" que têm domicílio oficial em outros países. 

Além disso, o presidente do VTB propôs elevar ao máximo o volume de eurobonds alocados em plataformas nacionais, utilizar uma alternativa russa ao sistema de compensação e liquidação de valores Euroclear, bem como introduzir a prática de licenças para que todos os atores do mercado de valores sigam as mesmas regras.

"Há uma série de questões menores, algumas podem ser resolvidas rápido, outras levam mais tempo, mas temos de tratar deste assunto", assinalou o banqueiro.

Anteriormente, Kostin afirmou que a desdolarização financeira na Rússia poderia levar anos, mas que é de especial importância minimizar os riscos da influência por parte dos EUA.

Comentar