Presidente ucraniano diz que associação do país com UE é vitória sobre Moscou

O presidente ucraniano, Pyort Poroshenko, qualificou o acordo sobre associação entre a Ucrânia e a União Europeia como uma "vitória sobre a Rússia". O líder ucraniano fez tal declaração no decorrer do fórum da organização internacional Estratégia Europeia de Yalta que decorreu em Kiev.
Sputnik

"Posso constatar que vencemos a Rússia, e já há mais de um ano que o acordo de associação entre a Ucrânia a União Europeia entrou em vigor. A parte da UE nas exportações varia de 42 a 43%, se aproximando rapidamente de 50%, o que compensa consideravelmente as perdas causadas pela Rússia", escreveu Poroshenko em sua conta no Twitter.

Politólogo comenta palavras da Ucrânia sobre possibilidade de 'reduzir Rússia a pó'
Ao longo dos últimos anos Kiev está efetuando uma política de substituição das importações de produtos de fabricação russa. Enquanto isso, anteriormente os dados do Serviço Alfandegário Federal da Rússia indicaram que o volume do comércio entre a Rússia e a Ucrânia no período entre janeiro e maio de 2018 correspondeu a US$ 5,838 bilhões (R$ 24,35 bilhões), tendo aumentado 28,7% relativamente ao ano anterior. Além disso, de acordo com o Serviço Estatal de Estatísticas da Ucrânia, a Rússia é o maior investidor na economia ucraniana, tendo contribuído com 36% de todos os investimentos estrangeiros na Ucrânia.

Vale ressaltar que nem todos os políticos ucranianos compartilham o entusiasmo de Pyotr Poroshenko em relação à associação com a UE. Por exemplo, o deputado da Suprema Rada, Vadim Rabinovich, afirmou que a zona econômica livre com a Europa só trouxe prejuízos à economia ucraniana, enquanto a suspensão das relações econômicas com a Rússia, com a qual o comércio "cresce a cada mês", pode resultar para a Ucrânia em consequências catastróficas.

Comentar