EUA acusam Rússia de violar sanções contra Coreia do Norte

A Rússia deve parar com as violações contra a Coreia do Norte e não tentar escondê-las diante das regras internacionais, disse a embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas (ONU), Nikki Haley, durante reunião do Conselho de Segurança nesta segunda-feira (17).
Sputnik

"A Rússia deve parar com suas violações das sanções contra a Coreia do Norte. Isso deve acabar, assim como o esforço para esconder evidências sobre as violações das sanções", afirmou Haley.

Acordos de energia entre Rússia e China não afetarão a Europa, diz Gazprom
Haley acusou a Rússia de buscar o alívio de medidas contra a Coreia do Norte e afirmou que agora não é o momento de diminuir a pressão sobre o país. A representante dos EUA argumentou que as sanções só podem ser aliviadas após a Coreia do Norte completar a desnuclearização e não antes disso.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Igor Morgulov, afirmou que a Rússia acionará os países-membros do Conselho de Segurança da ONU para retirar as sanções contra a Coreia do Norte ao passo que o país tem demonstrado ações em direção à desnuclearização. Oficiais da Rússia negaram que o país esteja violando as sanções contra os norte-coreanos.

A ONU introduziu uma série de sanções contra a Coreia do Norte em resposta ao lançamento sucessivo de mísseis e realização de testes nucleares. A organização, em particular, restringiu as exportações de petróleo para Pyongyang, baniu importações de produtos têxteis da Coreia do Norte assim como o acesso do país ao gás líquido.

Comentar