Quem são na verdade os 'monstros das profundezas' jogados fora pelo mar?

Em todo o mundo, as tormentas fazem com que na costa apareçam dezenas de criaturas marinhas, às vezes muito estranhas. Por causa da decomposição, falta de tecidos ou do esqueleto, elas frequentemente não podem ser identificadas nem pelos especialistas.
Sputnik

A colunista da Sputnik, Tatyana Pichugina, apresenta uma lista dos monstros mais misteriosos "cuspidos" pelo oceano e que geram inúmeras histórias tenebrosas na mente das pessoas.

Globster com 100 anos

Em julho de 2003 ano, na costa chilena encalhou uma enorme massa orgânica amorfa que alastrou pela terra. O seu tamanho pasmou os habitantes — tinha 12 metros de comprimento e 13 toneladas de peso.

Nessie está de volta? Turista tira FOTO de monstro legendário no lago escocês
De acordo com a autora, o globster é uma carcaça não identificada jogada pelo mar. Anteriormente, quando não havia métodos genéticos desenvolvidos, eles serviam de inspiração para criptozoólogos, ou seja, entusiastas que buscam criaturas desconhecidas da ciência, como o ieti ou os "alienígenas" alegadamente torturados pelos militares estadunidenses, ironiza Tatyana Pichugina.

Porém, a situação do globster chileno foi diferente. Após uma inspeção, os cientistas do Centro de Pesquisa de Mamíferos Marinhos local concluíram que se tratava, provavelmente, de uma ossadamenta de baleia. Mas tarde, cientistas estadunidenses e neozelandeses estabeleceram através de análises do DNA que ele era, com 100% de certeza, o corpo desintegrado de um cachalote.

Tronco com tentáculos

Um forte terremoto de 7,8 de magnitude, que ocorreu na Nova Zelândia em 14 de novembro de 2016, descobriu uma parte do fundo marinho junto com seus habitantes. A maioria deles logo se escondeu nas águas, mas uma criatura de dois metros e coberta com tentáculos ficou. Passado um mês, foi encontrada pelos habitantes locais.

Corpo de monstro peludo é jogado de mar no Extremo Oriente russo (VÍDEO, FOTO)
O objeto achado estava em uma condição terrível, ainda se movia e cheirava muito mal. Os cientistas que logo chegaram ao local da descoberta descobriram que se tratava de um tronco coberto por milhares de… bolotas do mar.

As bolotas do mar gostam de se fixar nos fundos de navios ou no lixo e viajar desse modo pelo oceano. Os músculos que estas criaturas usam para se segurarem a uma superfície podem se estender por um metro.

Monstro peludo de Kamchatka

Em agosto do ano corrente, uma tormenta forte jogou para a costa de Kamchatka uma estranha carcaça com tamanho igual à altura de dois homens, ainda coberta de pelos.
Uma residente local postou as fotos da criatura nas redes sociais, gravou um vídeo para o YouTube e pediu aos seus seguidores para descobrirem de quem é que se tratava. Aí, logo surgiram teorias de que os restos pertenciam a um mamute peludo ou a uma lula gigante.

Entretanto, os especialistas do Instituto de Pesquisa Científica em Pesca e Oceanografia de Kamchatka logo refutaram essas ideias e asseguraram que na foto estava o corpo de uma baleia ou de um tubarão grande que tinha perdido a gordura por causa da decomposição, além de ter ficado coberto por organismos marinhos.

Geleia cor-de-rosa

Nessa semana, em 17 de setembro, os habitantes da costa neozelandesa encontraram mais um "monstro". A família que o achou ficou pasmada com seu tamanho e cor, sendo que a criatura era parecida com uma água-viva gigante.

As fotos foram enviadas para a mídia e para os especialistas do Instituto Nacional de Pesquisa D´Água e Atmosfera (NIWA). O "monstro" acabou sendo uma cyanea peluda, ou seja, a maior água-viva que se conhece na Terra.

Essa criatura habita os mares árticos, Atlântico e Pacífico. Sua cúpula pode chegar a dois metros de diâmetro, enquanto os tentáculos, cobertos de células urticantes, alcançam mais de 20 metros de comprimento.

Este predador perigoso nada em mar aberto e nunca se aproxima da costa deliberadamente, detalha a autora.

Comentar