Embaixador: Síria precisa dos sistemas russos S-300 para se proteger da agressão de Israel

A Síria precisa dos sistemas de mísseis de defesa aérea S-300 da Rússia para se proteger das ações agressivas de Israel. A declaração é do embaixador da Síria na Rússia, Riyad Haddad, à Sputnik nesta segunda-feira (24).
Sputnik

"Primeiro, deixe-me expressar minhas condolências pela morte dos militares russos na queda da aeronave IL-20, que foram sacrificados por um comportamento arrogante de Israel e sua agressão em solo sírio", disse Haddad.

Rússia irá entregar mísseis S-300 à Síria após incidente com Il-20, diz ministro russo
"Para responder a estas ações agressivas, a Síria tem o direito de defender seu território e a si mesma e de usar todos os meios para fazê-lo. Daí a importância de receber os sistemas S-300 dos nossos amigos russos, para desenhar uma linha sob estas ações hostis de Israel", acrescentou o embaixador.  

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou em 24 de setembro medidas para melhorar a segurança dos militares russos na Síria em resposta à derrubada do avião IL-20, pela qual a Rússia responsabiliza Israel. 

Em 17 de setembro, o Ministério da Defesa russo informou que o avião Il-20 desapareceu dos radares enquanto regressava para a base de Hmeymim, na Síria. Ainda segundo a Defesa russa, o avião foi derrubado porque ficou colocado sob ataque da defesa antiaérea síria por caças israelenses que se posicionaram por trás dele. Os 15 militares que estavam a bordo morreram. O presidente da Rússia Vladimir Putin qualificou o ocorrido como "uma sequência de circunstâncias trágicas".

Comentar