Notícias do Brasil

Brasil, Índia, Alemanha e Japão defendem novamente reforma do Conselho de Segurança da ONU

Os ministérios de Relações Exteriores de Brasil, Índia, Alemanha e Japão assinaram uma declaração conjunta em Nova York nesta quarta-feira reiterando a necessidade de reformar o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).
Sputnik

Na nota, o grupo, conhecido como G-4, "reafirma a necessidade de uma reforma do Conselho no menor prazo possível, incluindo a ampliação das categorias de membros permanentes e não permanentes, para aumentar sua legitimidade, efetividade e representatividade".

Michel Temer realiza último discurso na Assembleia Geral da ONU e defende seu governo

Os chanceleres dos quatro países consideram que a atual composição do Conselho "não reflete" a nova realidade global e enfatizaram que a reforma é "essencial" para enfrentar os desafios complexos da atualidade.

Além disso, expressaram sua "preocupação" em ver o ritmo lento do processo de reforma, que começou a ser considerado em 1979, sem avanços substanciais.

Recordaram a Cúpula Mundial de 2005, em que todos os Chefes de Estado e de Governo "apoiaram unanimemente a reforma em breve" do Conselho de Segurança, e lamentaram que, apesar do apoio de muitos países, as negociações intergovernamentais não tenham rendido quase 10 anos após o seu lançamento.

Os ministros que assinaram a declaração comprometeram-se a intensificar o diálogo com os países e grupos com ideias para fins e, a este respeito, apoiaram a consideração da Posição Comum Africana.

Trump diz na ONU que 'regime açougueiro' da Síria tem aval da Rússia e do Irã

"Os ministros reiteraram seu apoio à representação da África entre os membros permanentes e não permanentes de um Conselho de Segurança reformado e ampliado", disse o comunicado.

A nota foi feita durante uma reunião dos ministros do Exterior do G-4 durante a 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Aloysio Nunes (Brasil), Sushma Swaraj (Índia), Heiko Maas (Alemanha) e Taro Kono (Japão) participaram.

Atualmente, o Conselho de Segurança da ONU é composto por 5 membros permanentes (Estados Unidos, Reino Unido, França, China e Rússia) e 10 membros não permanentes que mudam a cada ano.

Comentar