O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL, sigla em inglês) conseguiu localizar o rover Opportunity, que estava desaparecido em Marte há mais de 100 dias devido a uma tempestade peculiar de areia, fenômeno que forçou o veículo à hibernação por mais tempo que o esperado, segundo informou o RT.
"A NASA ainda não captou sinais do Opportunity, mas ao menos podemos vê-lo novamente", relatou o laboratório em comunicado divulgado na terça-feira (25).
A fotografia, tirada em 20 de setembro de uma altura de 267 quilômetros com uma câmera de alta resolução do satélite de reconhecimento Mars Reconnaissance Orbiter, mostra um ponto brilhante na superfície escura de Marte.
O veículo robótico estava desaparecido e não matinha contato com a Terra desde o início de junho, quando a tempestade de poeira escureceu o céu, privando o dispositivo de sua única fonte de energia solar. Naquele período, o veículo estava explorando o vale da Perseverança, uma área situada na margem da vasta cratera Endeavour.
A luz solar é a única fonte de energia que permite ao Opportunity recarregar as baterias através de painéis fotovoltaicos. Além disso, a opacidade da atmosfera marciana nem sequer permitia o contato visual com o dispositivo.
A tempestade cobriu em junho uma área de 35 milhões de quilômetros quadrados – quase 25% da superfície do Planeta Vermelho.