Notícias do Brasil

Ibope divulga nova pesquisa eleitoral para presidente

O Ibope divulgou agora há pouco uma nova pesquisa de intenções de voto para presidente da República, com o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, ainda aparecendo em primeiro lugar.
Sputnik

Antes com 28% da preferência, no levantamento divulgado na última segunda-feira, Bolsonaro tem agora 27%. O segundo colocado na disputa, Fernando Haddad, do PT, que antes aparecia com 22%, agora tem 21%.

Ibope: Bolsonaro segue na liderança com 28% e Haddad chega a 22%
Enquanto os dois principais nomes na corrida pela presidência registraram queda de 1 ponto percentual cada, outros candidatos, nomeadamente Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede), subiram justamente 1 ponto percentual em relação à última sondagem. Já Geraldo Alckmin, do PSDB, manteve os mesmos 8%. Além desses, João Amoêdo do Novo, aparece com 3%, Alvaro Dias, do Podemos, e Henrique Meirelles, do MDB, com 2% e Guilherme Boulos, do PSOL, com 1%. Os demais candidatos não pontuaram.

A nova pesquisa, encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ouviu 2 mil eleitores em 126 municípios do país no último sábado, no domingo e na segunda-feira. Ela tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2 pontos, para mais ou para menos.

Assim como no cenário divulgado há dois dias, o líder das pesquisas, Jair Bolsonaro, segue atrás de três dos seus concorrentes nas simulações de segundo turno. Entre os melhores colocados, ele aparece à frente apenas de Marina Silva, mas com empate técnico. Entretanto, o empate técnico também é observado nas disputas com Geraldo Alckmin e Fernando Haddad:

Haddad 42% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 16%; não sabe: 4%)

Ciro 44% x 35% Bolsonaro (branco/nulo: 17%; não sabe: 3%)

Alckmin 40% x 36% Bolsonaro (branco/nulo: 20%; não sabe: 3%)

Bolsonaro 40% x 38% Marina (branco/nulo: 19%; não sabe: 3%).

No que diz respeito aos índices de rejeição de cada candidato, Bolsonaro também aparece mais uma vez em primeiro lugar, com 44%, seguido por Haddad e Marina, ambos com 27%, Geraldo Alckmin (19%), Ciro Gomes (16%), Cabo Daciolo (11%), Henrique Meirelles (11%), Eymael (10%), Alvaro Dias (9%), Guilherme Boulos (9%), Vera Lúcia (9%), João Amoêdo (8%) e João Goulart Filho (7%).  

Comentar