Militares estadunidenses afirmam que submarinos russos são um 'adversário duro'

A imprensa estadunidense chamou o submersível russo Kazan do projeto Yasen-M de "maior submarino inimigo", sublinhando que mesmo seu antecessor, o Severodvinsk, já era bastante imponente.
Sputnik

"Enfrentaremos um potencial adversário duro. Basta dar uma olhada no Severodvinsk", escreveu a edição The National Interest, citando o contra-almirante americano Dave Johnson.

Novo submarino russo com propulsão diesel-elétrica foi lançado à água em São Petersburgo
Vale assinalar que o almirante da Marinha James Foggo também elogiou o submarino Severodvinsk.

"É um submarino muito impressionante. Se analisarmos o desenvolvimento da Marinha russa, como é que tem gasto os recursos, fica claro que os principais esforços nas pesquisas e construção foram em primeiro lugar destinados ao reforço da frota submarina", disse, citado pela revista.

Ao mesmo tempo, ele assegura que os EUA continuam mantendo a superioridade nessa área.

"Eu acredito que nós, o Ocidente, ainda temos uma superioridade assimétrica", destacou Foggo.

Conforme foi informado anteriormente, os militares russos deverão receber o novo submarino Kazan em 2019.

Os submarinos atômicos multifuncionais Kazan, Novosibirsk, Krasnoyarsk e Arkhangelsk estão sendo construídos de acordo com o projeto aperfeiçoado Yasen-M (885M). Os navios têm um deslocamento de 13.800 toneladas, profundidade de imersão de 520 metros, uma tripulação de 64 homens, autonomia de 100 dias e a velocidade de 31 nós, além de serem equipados com minas, torpedos de 533 mm e mísseis de cruzeiro Kalibr e Oniks.

Comentar