Polônia quer americanos mais presentes na Europa para estabilização da segurança

Segundo o presidente polonês, Andrzej Duda, a Polônia quer mover a “fronteira de segurança” na Europa com a ajuda das tropas americanas.
Sputnik

Andrzej Duda declarou ao jornal Sieci que "[…] as bases americanas conseguiram a fama de serem garantes da segurança, como durante os anos da Guerra Fria, quando demonstraram seu poder estabilizador, assim foi na Alemanha Ocidental que, graças a eles, resistiu à pressão do Leste".

Por que nova base militar estadunidense na Polônia se tornaria ameaça para toda a região?
O presidente polonês acredita que, graças aos EUA, "[…] os planos soviéticos de expansão militar foram destruídos", afirmando ainda que "[…] é hora de mover a fronteira de segurança através da presença de um aliado, como os americanos, na Polônia e outros países, como a Romênia", afirmou, expondo seu desejo de uma maior presença permanente americana na Europa.

Em setembro, Donald Trump, presidente dos EUA, disse que Washington não descarta a instalação de uma base militar na Polônia e que Varsóvia está disposta a pagar "bilhões de dólares" por ela.

Anteriormente, a Polônia fez uma proposta bilateral fora da OTAN aos EUA, onde propunha o envio de tanques à Polônia e que ela assumiria os gastos do transporte.

Vale ressaltar que cerca de quatro mil militares dos EUA já estão alojados no país como parte das unidades do Pentágono e das forças multinacionais da OTAN.

Comentar