Kalashnikov apresenta inteligência artificial capaz de 'aprender' em combate (VÍDEO)

O consórcio de armas russo Kalashnikov demonstrou seu novo módulo de controle de armas operado por inteligência artificial. Segundo a empresa, o módulo pode operar tanto de forma autônoma como sendo controlado por um operador.
Sputnik

No segundo caso, o módulo oferece um sistema de mira e rastreamento automáticos de alvos junto com uma calculadora balística.

O módulo pode ser usado contra alvos terrestres, aéreos e marítimos. Além disso, possui um sistema de rotação estabilizada que permite abrir fogo contra alvos móveis.

Este sistema funciona em quaisquer condições climáticas, pois possui uma ótica de duplo espectro, graças à qual a visibilidade reduzida não limita suas capacidades.

Quando o módulo é controlado por inteligência artificial, seu sistema especial reconhece os alvos que podem representar ameaça e os distingue por tipos.

Depois disso, ele toma a decisão sobre o número de tiros que são necessários para garantir a eliminação do alvo inimigo e abre fogo.

O sistema de inteligência artificial é baseado em redes neurais, podendo aprender ao longo do processo.

Kalashnikov desenvolve equipamento para forças especiais russas do Ártico
Além disso, vários módulos podem ser interconectados para coordenar suas ações como, por exemplo, a defesa de um perímetro.

O sistema é capaz de excluir de sua lista de alvos os objetos que não representam perigo, tais como animais. Desta forma, a probabilidade de feri-los é minimizada.

Destaca-se que a utilização desses sistemas para a defesa de instalações de grande importância permite excluir fatores humanos tais como a redução da atenção ou fadiga, o que reduz os riscos para o pessoal.

Comentar