Ucrânia suspeita que Rússia esteja posicionando armas nucleares na Crimeia

De acordo com o chanceler ucraniano, Pavel Klimkin, a Rússia poderia ter instalado armas nucleares na península da Crimeia ou, pelo menos, ter desenvolvido uma infraestrutura especial para esse tipo de armas.
Sputnik

Na opinião do ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, expressada ao canal ATR, a Rússia já transformou a Crimeia em uma enorme base militar.

"Temos suspeitas plausíveis de que ali [na Crimeia] poderia haver armamento nuclear ou, pelo menos, uma infraestrutura para armas nucleares", declarou o ministro.

Ao mesmo tempo, o político adicionou que é justamente da península que a Rússia realiza entregas de armamentos e técnica militar à Síria.

Tentaram proibir uso da palavra 'Crimeia' na ONU
Nessa conexão, afirmou o ministro, a chancelaria ucraniana planeja apresentar à ONU um projeto para resolução da "militarização da Crimeia".

"Temos uma ideia de preparar uma resolução separada no que diz respeito à militarização da Crimeia ocupada."

A Crimeia se reunificou à Rússia em 2014 depois de um referendo no qual mais de 96% dos residentes votaram pela reunificação. No entanto, Kiev ainda considera a península território ucraniano. As autoridades russas ressaltaram inúmeras vezes que a reunificação ocorreu de forma legal, de acordo com as leis internacionais.

Comentar