Anteriormente, o presidente de um dos maiores bancos russos, o VTB, Andrei Kostin, apresentou um plano para o país abandonar gradualmente o dólar. O plano prevê a redução do uso da divisa estadunidense nas transações internacionais.
Konstantin Korischenko, que dirige o Departamento de Mercados de Ações e Engenharia Financeira na Academia Russa de Economia e Administração Pública, revelou ao serviço russo da Rádio Sputnik que, hoje em dia, muitos países querem se livrar da hegemonia do dólar.
"A desdolarização, de fato, é semelhante a uma situação revolucionária […] Muitos países não querem usar mais o dólar, porque envolve grandes riscos, incluindo riscos políticos, que lhes custam dinheiro", revelou Korischenko.
"É uma espécie de crise. De fato, desdolarização é uma designação atribuída a uma situação na economia global quando o uso contínuo do dólar como moeda internacional se torna um problema para todos", explicou o financista.
Para o analista, o mundo entrou na fase de desintegração gradual do sistema centrado no dólar. "Entretanto, o novo sistema definitivamente não será multidivisas", sublinhou Korischenko.