Rede social letã é hackeada em dia de eleições parlamentares no país

A rede social da Letônia, Draugiem.lv, foi submetida a um ataque cibernético em meio a eleições parlamentares no país, disse neste sábado um representante do Grupo Draugiem.
Sputnik

"Atualmente, a operação do portal está suspensa por várias horas, a fim de remediar as consequências [do ataque cibernético]", disse Janis Palkavnieks, representante do Grupo Draugiem.

Editor sênior da Sputnik Letônia é detido pela polícia de Riga e liberado após 12 horas
Como resultado do ataque, a homepage da rede social começou a mostrar fotos mostrando símbolos russos, o presidente russo Vladimir Putin e fotos de militares sem sinais distintos. Além disso, a página inicial do Draugiem.lv transmitia música semelhante ao hino da Rússia ou da União Soviética.

Os letões estão atualmente elegendo 100 legisladores para o parlamento do país. Ao meio-dia, o comparecimento dos eleitores foi de 22%. Durante a votação, a Polícia Estadual da Letônia deteve cinco pessoas devido a conduta violenta nas seções eleitorais, confirmou a porta-voz Simona Gravite.

Premiê da Letônia descarta criação de canal em russo: 'Não seria popular'
"A polícia registrou casos separados, nos quais emergiram situações de conflito. Houve um total de cinco casos. Em quatro casos, processos administrativos foram iniciados", disse Gravite a repórteres.

De acordo com o representante da Polícia Estadual, os policiais receberam 24 denúncias de violações das regras de angariação de fundos, com vários relatos não confirmados.

As estações de votação em toda a Letônia fecharam às 20h00 na hora local (14:00 GMT).

Comentar