'Líbia se tornou um reduto terrorista', diz vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia

A política míope do Ocidente transformou a Líbia em um reduto terrorista, anunciou neste sábado (6) o vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov.
Sputnik

"O maior perigo representam os grupos terroristas que operam no continente africano, muitos dos quais sustentam as posições do islamismo radical", advertiu o vice-ministro.

Que setores na cooperação com a Rússia geram interesse da África?
"Devido à política extremamente míope dos países ocidentais, a Líbia se tornou um reduto terrorista. A situação se agrava pelo retorno à África de militantes que lutaram no Iraque, Síria e Afeganistão", destacou Bogdanov durante a cúpula sobre a África no âmbito do Fórum Internacional "Diálogo das Civilizações".

Na Líbia reina uma diarquia: o parlamento eleito pelo povo está no leste; enquanto no oeste, na capital Trípoli, está o governo liderado por Fayez Mustafa al-Sarraj formado com apoio da ONU e União Europeia.

As autoridades da parte leste do país operam independentemente de Trípoli e cooperam com o Exército Nacional da Líbia, liderado por Khalifa Haftar, que está travando uma guerra prolongada com os militantes.

Comentar