"Seis novos submarinos da classe Kilo agora estão operando na região do mar Negro, dois deles estiveram no mar Mediterrâneo e lançaram mísseis Kalibr. O míssil Kalibr é um míssil impressionante. É um míssil de cruzeiro [projetado] para destruir alvos terrestres", disse o comandante americano
"Se lançado a partir de qualquer um desses mares, incluindo o mar Cáspio, pode alcançar qualquer capital europeia", sublinhou Foggo.
"A intensidade da guerra submarina aumentou significativamente […] desde a Guerra Fria. A Marinha Russa continua bombeando rublos [moeda russa] para o setor submarino, e eles têm forças submarinas muito eficazes", ressaltou Foggo, citado pelo serviço de imprensa da 6ª Frota da Marinha dos EUA.
Anteriormente o almirante comunicou à Sputnik que os EUA estão prontos para se defenderem dos navios russos equipados com mísseis de cruzeiro Kalibr no Mediterrâneo.
O sistema de armas de alta precisão Kalibr inclui uma família de mísseis antinavio 3M-54, mísseis de cruzeiro de baseamento naval para destruir alvos terrestres fixos 3M-14 e mísseis guiados antissubmarino 91R1 e 91RT2.