Pompeo e Kim acordam medidas para desnuclearização da Coreia do Norte

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, e o líder norte-coreano Kim Jong-un acordaram medidas para a desnuclearização da Coreia do Norte, incluindo inspeções norte-americanas, informou a Casa Azul, a residência oficial do chefe de Estado e do governo sul-coreanos.
Sputnik

Pompeo e Kim acordaram criar um grupo de trabalho sobre a desnuclearização e discutiram o acesso de inspetores norte-americanos às instalações nucleares da Coreia do Norte.

"A Coreia do Norte e os EUA vão criar um grupo de trabalho para acordar o mais rápido possível o calendário de desnuclearização da península da Coreia e a possibilidade de realizar uma nova cúpula entre os seus líderes", lê-se no comunicado da Casa Azul.

'Ficamos enamorados', diz Trump sobre Kim Jong-un
O secretário de Estado dos EUA chegou à capital sul-coreana depois do seu encontro com Kim Jong-un, que ele chamou na sua conta no Twitter de "boa viagem a Pyongyang".

Pompeo informou o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, sobre sua reunião com o líder norte-coreano.

O objetivo da visita de Pompeo à Coreia do Norte era levar adiante os acordos alcançados durante a cúpula de Singapura.

No final do encontro de Singapura, realizado em 12 de junho de 2018, Donald Trump e Kim Jong-un assinaram um documento conjunto. Segundo ele, Washington garante a segurança de Pyongyang em troca do comprometimento norte-coreano de seguir com a desnuclearização da península.

Comentar