Rússia torna-se menos dependente do petróleo e sanções, diz ministro das Finanças russo

A economia russa tornou-se menos dependente de fatores externos, como os preços do petróleo e as sanções, "apesar desse golpe duplo", disse o ministro das Finanças da Federação Russa, Anton Siluanov.
Sputnik

"Posso dizer agora que nossa economia se tornou menos dependente dos preços do petróleo e menos dependente do impacto das sanções. Aprendemos a responder às restrições que foram introduzidas, começamos a desenvolver a nossa própria economia, nossa própria indústria e agricultura", disse Siluanov ao canal Rossiya-1.

Além dos fatores citados acima, a independência também surgiu em termos das tecnologias que antes eram importadas do exterior.

Rússia pode se defender das 'sanções infernais' dos EUA através da desdolarização
"E essa política irá continuar. Em nossas metas de desenvolvimento, ajudaremos as indústrias capazes de produzir produtos voltados para a exportação. Por outro lado, apoiaremos e apoiamos as empresas que poderão fabricar produtos que importávamos anteriormente", ressaltou.

Anteriormente, Siluanov comentou que as autoridades russas estão trabalhando para evitar o uso do dólar no comércio exterior, passando a realizar as transações em euros, rublos e outras modas.

"Vamos apresentar preferências fiscais, falaremos sobre o rápido reembolso do imposto sobre o valor acrescentado nas exportações", ressaltou o ministro.

Comentar