"A Grécia está fazendo exigências que dizem respeito ao empréstimo de ocupação e às compensações relacionadas ao período de ocupação que consideramos legalmente válidas e sujeitas a processo", disse Pavlopoulos, segundo seu serviço de imprensa, em um jantar em homenagem à visita de Steinmeier à Grécia nesta quinta-feira.
Segundo o presidente grego, as exigências de Atenas estão de acordo tanto com a cultura legal europeia quanto a do direito internacional.
A Grécia busca reparações de Berlim devido à ocupação das forças nazistas entre os anos de 1941 e 1944, que resultou em inúmeros danos à infraestrutura do país e também em perdas de vidas. Além disso, Atenas também exige uma compensação pelo empréstimo que a Grécia foi forçada a contrair para financiar as campanhas militares alemães.
A Alemanha, no entanto, se recusa a atender as demandas gregas dizendo que cumpriu suas obrigações pagando reparações de guerra ainda em 1960.
Em meio a esse impasse, o presidente alemão se desculpou nesta quinta-feira pelos crimes cometidos pelos nazistas contra o povo grego.