Roscosmos abre investigação sobre falha em lançamento da Soyuz

A Comissão de Emergência da agência espacial estatal russa, Roscosmos, vai estudar fotos do voo da espaçonave Soyuz, que sofreu um acidente nesta quinta-feira (11), disse à Sputnik Sergei Krikalev, diretor-executivo de programas espaciais humanos da empresa.
Sputnik

"A comissão de emergência acabou de começar a trabalhar e coletará todos os dados", afirmou.
Mais cedo nesta quinta-feira (11), o veículo de lançamento da Soyuz-FG não conseguiu levar a espaçonave Soyuz MS-10 com a nova tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) para o espaço.

Após incidente, naves Soyuz passam por checagem
O cosmonauta russo Alexey Ovchinin e o astronauta da NASA, Nick Hague, conseguiram ejetar em uma cápsula de resgate e fizeram um pouso de emergência no Cazaquistão. Nenhum deles sofreu ferimentos. Este foi o primeiro fracasso de um lançamento espacial tripulado na história moderna da Rússia.

Algumas fontes próximas do planejamento do lançamento disseram à Sputnik que o acidente pode ter ocorrido devido ao fato de que uma das quatro unidades da primeira fase da Soyuz-FG não conseguiu se separar no momento planejado. O acidente está sendo investigado por uma comissão especial da Roscosmos.

Todos os voos tripulados para a Estação Espacial Internacional (ISS) foram suspensos devido ao acidente, que agora estão sendo conduzidos apenas a partir do Cosmódromo de Baikonur e apenas na espaçonave russa Soyuz. O primeiro-ministro russo, Yury Borisov, afirmou que espera que a NASA "trate esta situação com compreensão".

Comentar