Mídia: coalizão internacional ataca província síria de Deir ez-Zor com substância proibida

A coalizão internacional, liderada pelos EUA, lançou um ataque aéreo à cidade síria de Hajin, província de Deir ez-Zor, usando fósforo branco, proibido pelas resoluções internacionais, informou a agência síria SANA citando fontes locais.
Sputnik

"A coalizão lançou ataques aéreos a alguns bairros da cidade de Hajin, que se encontra a 110 quilômetros de Deir ez-Zor, usando fósforo branco", disseram as fontes à agência.

Israel agradece aos EUA pelo 'direito' de atacar forças pró-iranianas na Síria
A mídia diz que o ataque foi realizado neste sábado sem ter dado informações sobre mortos ou feridos.

Segundo a SANA, os ataques foram realizados "sob pretexto de combater o Daesh", grupo terrorista proibido na Rússia.

A coalizão ainda não comentou oficialmente o alegado incidente.

O ataque reportado não é a primeira vez em que a coalizão é acusada de usar armas proibidas. No início de setembro, o Centro Russo de Reconciliação informou que dois jatos F-15 dos EUA realizaram ataques usando bombas de fósforo proibidas internacionalmente na província de Deir ez-Zor.

Washington: Síria não receberá 'nem um dólar' para reconstrução enquanto não expulsar Irã
Por sua vez, a coalizão e o Pentágono negaram uso de fósforo branco na Síria.

Conforme as Convenções de Genebra, o uso de munições de fósforo branco é proibido contra civis ou nas áreas residenciais.

Nesta semana, o Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários expressou preocupações com a segurança de 10.000 civis encurralados na área de Hajin em meio a relatos sobre mortos entre civis durante as operações das FDS e da coalizão internacional contra o Daesh.

Comentar