Serão adquiridos mais de mil mísseis 40N6, que integrarão os atuais regimentos de sistemas de mísseis antiaéreos. Além disso, está prevista a criação de 56 regimentos de S-400, segundo um artigo publicado pelo portal Russkoe Oruzhie.
O míssil 40N6 tem como principal finalidade a eliminação de aviões de reconhecimento que se encontram fora da zona de alcance dos sistemas de defesa antiaérea existentes. Além disso, o míssil é capaz de destruir alvos a uma distância de 400 km e possui uma altura máxima de intercepção do alvo de 185 km. Seu peso inicial é de 1,8 tonelada e ele atinge uma velocidade média de mais de 1 km/s.
Durantes os testes realizados em maio de 2018, o 40N6 estabeleceu um recorde mundial ao atingir um alcance de 480 km. Além disso, o míssil é capaz de detectar seu alvo mesmo após perder contato com o solo.
O 40N6 será usado sobretudo contra aviões equipados com Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS), sem os quais os caças norte-americanos F-22 e F-35 se tornam ineficazes, bem como contra sistemas aéreos de vigilância semelhantes ao E-8 Joint STARS norte-americano.