Pequim deseja abrir 'era de diamante' nas relações diplomáticas com o Reino Unido

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, se encontraram nesta sexta, durante a cúpula Ásia-Europa (ASEM) em Bruxelas. A premiê britânica disse que Londres e Pequim inauguraram a "era de ouro relacionamento" entre os dois países.
Sputnik

"Os dois líderes começaram discutindo a bem-sucedida visita do primeiro-ministro à China no início deste ano (31 de janeiro a 2 de fevereiro), quando ela foi acompanhada por uma delegação comercial do Reino Unido. Eles discutiram a oportunidade de ampliar a visita. O vice-ministro chinês disse que está ansioso para inaugurar uma era de diamante no relacionamento", disse o serviço de imprensa em um comunicado.

China abre as portas para possível acordo comercial com Reino Unido e tenta apaziguar EUA
A "era de ouro" nas relações entre Reino Unido e China foi proclamada mutuamente durante a visita de Estado do Presidente chinês Xi Jinping ao Reino Unido em 2015. Após o referendo Brexit de 2016, o governo do Reino Unido colocou ainda mais ênfase nas relações econômicas com países não pertencentes à UE.

May, por sua vez, atualizou Li sobre as negociações do Brexit, acrescentando que "ela ansiava por fortalecer ainda mais nossos laços econômicos com a China, incluindo nosso relacionamento comercial, no futuro". Ela também enfatizou "a importância da liberdade de navegação e segurança marítima".

Os lados também reiteraram o compromisso com o chamado princípio de "um país, dois sistemas" em Hong Kong.

Sob o governo de maio, Londres vem promovendo ativamente a estratégia "Bretanha Global", enfatizando as múltiplas oportunidades que a retirada do bloco poderia abrir para o país, que poderá realizar seus próprios acordos comerciais. Impulsionar o comércio e os laços econômicos com as economias emergentes é suposto ser uma das principais prioridades de Londres.

Comentar