National Interest avalia capacidades dos caças modernizados russos

Em seu artigo para a revista The National Interest o analista militar Charlie Gao apresentou uma análise comparativa dos novos caças polivalentes russos.
Sputnik

Segundo o analista, as versões modernizadas dos caças russos Su-27 e Su-30 têm capacidades comparáveis às do caça mais moderno Su-35S.

Algumas caraterísticas das primeiras versões dos caças Su-27 são inferiores às dos aviões modernos e são menos adaptadas para destruição de alvos terrestres, revelou o analista. Entretanto, o Su-27SM modernizado tem um armamento mais sofisticado, incluindo bombas guiadas por laser e mísseis Kh-29 e R-77, o que o torna verdadeiramente polivalente.

O Su-27SM3 está equipado com o poderoso radar Irbis-E, usado também no Su-35S. Os novos propulsores aumentaram a potência e capacidade de alcance do caça. Além disso, o avião está equipado com pilones de armas adicionais, enquanto a célula foi reforçada para suportar mais armas.

Senador russo destaca armamento 'excelente' do novíssimo caça Su-57
A vantagem principal dos Su-30 é a adição de empuxo vetorial aos propulsores, o que fez os aviões ainda mais manobráveis, revelou Charlie Gao. Entretanto, eles não possuem o poderoso radar Irbis-E, o que torna potencialmente mais difícil para eles seguirem alvos a grandes distâncias.

De acordo com o analista, o Su-35S tem as melhores características dos três aviões analisados. Mas os outros caças russos modernizados também não ficam para trás e também têm vantagens: o Su-27SM3 é significativamente mais barato que o Su-35S e oferece praticamente as mesmas capacidades no que se refere ao alcance. Os Su-30 são potencialmente melhores para missões de ataque devido à distribuição de funções entre os dois pilotos.

Comentar