Consórcio Lockheed Martin dos EUA (fabricante do F-35 Lightning II) e o consórcio britânico BAE Systems (caça Eurofighter Typhoon) foram em fevereiro de 2018 os únicos concorrentes para o reequipamento da Força Aérea belga com caças-bombardeiros de nova geração.
O intuito é substituir a frota de caças F-16 que estão em serviço na Força Aérea belga desde o início dos anos 80. De acordo com informações divulgadas pela mídia, o governo belga planeja destinar um total de 15 bilhões de euros para a compra e manutenção dos novos 34 caças-bombardeiros.
"De acordo com várias fontes do governo, a decisão já foi tomada em favor do F-35", diz uma comunicação da agência Belga.
A agência observa que o gabinete está agora "definindo a fórmula para justificar essa decisão", que não é favorável ao projeto europeu.
Ao mesmo tempo, du Monceau informou também que a decisão final das autoridades belgas "será um forte ato político que demonstrará ou não a disposição de consolidar nossa escolha a favor da moeda comum e de uma política industrial favorável ao emprego e à inovação".
Em setembro de 2017, a gigante da indústria aeronáutica norte-americana Boeing (fabricante do caça-bombardeiro Super Hornet F/A-18) e a sueca Saab (JAS-39E Gripen) anunciaram que se recusariam a continuar participando do concurso para fornecimento de novas aeronaves de combate.
Está previsto que o primeiro caça F-16 da Força Aérea Belga seja descomissionado em 2023 e até 2028 todas as aeronaves deste modelo serão desativadas. A assinatura do contrato de fornecimento é esperada ser concluída até o início de 2019.