Porém, como mostram resultados de uma pesquisa, população de países ocidentais tende a não acreditar em tudo o que lhe diz a mídia.
Quase metade dos entrevistados na França, Alemanha, Reino Unido e EUA não acredita na cobertura imparcial de seus meios de comunicação na hora de cobrir notícias sobre a Rússia.
Assim, 53% dos franceses que participaram da pesquisa da Sputnik responderam que não acreditam no que a mídia escreve sobre a Rússia. Eles são seguidos pela Alemanha, onde a porcentagem correspondeu a 50%. A mesma opinião é partilhada por 47% dos respondentes no Reino Unido. Já nos EUA este número corresponde a 43%.
O número dos entrevistados — dos países citados acima — que confiam nas notícias de sua mídia sobre a Rússia é consideravelmente menor: apenas um quarto dos franceses e um terço dos britânicos. Na Alemanha e nos EUA a porcentagem é um pouco mais alta — 39%.
A enquete foi realizada pela empresa de estudo de opinião pública mais antiga da França, a IFop, entre 9 e 20 de agosto de 2018. Da pesquisa participaram um total 4.033 respondentes maiores de 18 anos de idade da França, Alemanha, Reino Unido e EUA. A amostra é representativa da população por sexo, idade e localização geográfica. A margem de erro da amostra é de aproximadamente 3,1%, com um nível de confiança de 95%.
O que é o Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro do Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre temas sociais e políticos da atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik possui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.