Derramada luz sobre operações israelenses para neutralizar campanha contra Israel nos EUA

O diário israelense Haaretz revelou detalhes inéditos das operações que leva a cabo o governo israelense nos EUA para neutralizar a campanha BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) contra Israel devido à ocupação dos territórios palestinos.
Sputnik

A diretora-geral do Ministério de Assuntos Estratégicos israelense, Sima Vaknin-Gil, aparece em um documentário realizado dois anos atrás, pela emissora de televisão Al Jazeera, comentando o trabalho que Israel leva a cabo contra BDS nos Estados Unidos.

"Nós somos outro governo que trabalha em território estrangeiro e devemos ter muito cuidado", disse Vaknin-Gil no documentário gravado sub-repticiamente.

"Temos três sub-campanhas distintas que são muito, muito sensíveis", declarou a diplomata israelense. Reunião de informação, sua análise, trabalho na organização ativista e seguimento do dinheiro é algo que pode fazer bem apenas um país com seus recursos, acrescentou ela.

Israel prende autoridades palestinas em Jerusalém
Vaknin-Gil revelou a cooperação que existe entre o Ministério das Relações Exteriores israelense e diferentes grupos pró-israelenses nos EUA.

Parte do documentário, a que Haaretz teve acesso, foi filmada por um repórter da Al Jazeera em 2016. O repórter era um estudante judeu britânico que previamente se introduziu em grupos pró-palestinos, aderindo depois ao The Israel Project, um grupo pró-israelense em Washington.

Aproveitando-se dessa posição, manteve relações com numerosos ativistas pró-israelenses e com funcionários israelenses da Embaixada em Washington e do Consulado em Nova York. Posteriormente, quando o documentário foi elaborado, desapareceu e os esforços dos grupos pró-israelenses para o localizar não deram nenhuns resultados até agora.

O documentário, composto de quatro partes de 50 minutos cada um, devia der divulgado em 2017. Porém, a pressão dos grupos pró-israelenses dos EUA conseguiu que Al Jazeera cancelasse sua divulgação.

Comentar