Notícias do Brasil

Jair Bolsonaro é o novo presidente do Brasil

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) confirmou o favoritismo e venceu o segundo turno das eleições presidenciais do Brasil neste domingo (28), tornando-se o 38º presidente do Brasil.
Sputnik

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apurou 99,99% das urnas e Jair Bolsonaro (PSL), presidente eleito, tem 55,13% dos votos — Fernando Haddad (PT) tem 44,87%.

A vitória do PSL marca o fim do ciclo de disputas entre PT e PSDB, que durou 24 anos, Bolsonaro chega ao poder após passar pelo processo eleitoral mais polarizado e conturbado da história recente do país. 

Brasil começa a eleger futuro presidente
No primeiro turno, Jair Bolsonaro ficou na frente com 46,03% ds votos válidos (49.276.990 votos), seguido de Fernando Haddad, que teve 29,98% (31.342.005 votos). Ciro Gomes (PDT) ficou em terceiro lugar com 12,47% (13.344.366 votos); Geraldo Alckmin (PSDB) em quarto com 4,76% (5.096.349 votos). 

Jair Bolsonaro, 63 anos, teve sete mandatos na Câmara dos Deputados. Capitão da reserva do Exército, filiou-se ao PSL, seu nono partido, para disputar a eleição presidencial. Natural de Glicério (RJ), Bolsonaro construiu carreira política no Rio de Janeiro. Foi o candidato a deputado federal mais votado no estado, nas eleições de 2014, com 464 mil votos. Casado três vezes, tem cinco filhos, dos quais três estão na vida política.

Vitória de Bolsonaro e reforço de policiamento marcam 2º turno em Lisboa (FOTOS)
Bolsonaro recebeu uma facada durante ato de campanha no dia 6 de setembro, em Juiz de Fora (MG). Após ter sido atendido na Santa Casa da cidade, onde chegou a passar por uma cirurgia, ele foi transferido, a pedido da família, para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.  Após passar três semanas internado, Bolsonaro recebeu alta no dia 29 de setembro. 

Entre os principais pontos de sua campanha, destacam-se a defesa da liberação do porte de armas, o fim de demarcação de terras indígenas e quilombolas e a exploração da Amazônia pelos EUA. 

Comentar