Androide Sophia faz história ao receber do Azerbaijão o 'primeiro visto concedido a robôs'

Criação da Hanson Robotics - uma empresa de Hong Kong - a androide Sophia já tinha ficado conhecida no mundo todo após ser a primeira robô a receber cidadania (concedida pela Arábia Saudita). Ela agora tem um novo marco no currículo: a primeira robô a receber um visto de viagem.
Sputnik

Sophia e seus criadores fizeram uma rápida parada no Cáucaso para se encontrar com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, durante um evento para promoção uso de novas ferramentas de alta tecnologia que prestem serviços sociais na nação euro-asiática.

Robô Sophia que prometeu eliminar humanidade dá seus primeiros passos (VÍDEO)
A ASAN — um ramo do governo do Azerbaijão responsável por registros civis, impostos, imigração, licenciamento e assuntos aduaneiros, entre outros serviços — viu na visita de Sophia uma oportunidade de promover soluções de inteligência artificial e robótica.

O órgão rapidamente organizou a concessão de um "visto robótico", algo sem precedentes para um ciborgue humanoide. Usando seus circuitos digitais, Sophia foi então capaz de acessar, solicitar e receber o primeiro visto de entrada de robô ao chegar ao Aeroporto Internacional de Baku.

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, conversou brevemente com a robô durante uma cerimônia em que inaugurou um novo braço da ASAN de Baku. Enquanto os manipuladores e outros funcionários observavam, a robô — que usa uma câmera acoplada para responder a sinais visuais — entregava mensagens faladas ao líder e respondia aos seus comentários, segundo relatos de pessoas presentes no evento.

Modelada com características semelhantes a uma mulher humana, Sophia usou com uma simples jaqueta e saia para o evento.

Comentar