Venezuela sugere aumentar cooperação estratégica com a Rússia

O governo venezuelano sugeriu nesta quarta-feira (31) que pretende aumentar a cooperação estratégica deve aumentar, segundo afirmou o vice-presidente da Economia venezuelana, Tareck El Aissami.
Sputnik

"Nós propusemos o aumento da cooperação bilateral e estratégica entre a Venezuela e a Rússia para o bem-estar de nossos povos e nossas soberanias. Eu agradeço o camarada Yury Borisov, o vice-primeiro-ministro [russo], por sua atenção e solidariedade", afirmou El Aissami através de sua conta oficial no Twitter após um encontro com Borisov na Feira Internacional de Havana.

​Enquanto isso, a delegação russa, liderada pelo vice-ministro das Finanças da Rússia, Serguei Storchack, está em visita a Caracas. Mais cedo nesta quarta-feira (30), os oficiais russos se encontraram com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro. Durante o encontro os pares discutiram formas de melhorar a independência econômica do país sul-americano.

Maduro ouve oficiais russos para aumentar independência econômica da Venezuela
De acordo com a emissora local de televisão, VTV, o presidente venezuelano levou nove áreas de cooperação estratégica para as conversas com a missão russa.

A Rússia tem dado suporte à soberania da Venezuela e tem sustentado sua opinião de que a Venezuela deve se desenvolver sem interferência externa. Os oficiais dos dois países têm realizado encontros bilaterais de vários níveis para fortalecer os laços entre as nações.

No final de setembro, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, encontrou-se com Nicolás Maduro em um encontro paralelo à Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Ambos discutiram as relações entre seu países, a interação através da Organização das Nações Unidas e outras organizações internacionais, assim como o desenvolvimento da Venezuela e da região da América Latina.

Comentar