Membro do Congresso Aeroespacial Brasileiro, Loureda destaca que é importante que o setor tenha "acesso direto" ao presidente e recursos. Ele também destaca que as seguintes medidas são importantes para o programa aeroespacial: envolvimento da academia, de empresas de tecnologia e uma parceria entre os militares e setores civis.
"Você reduz a pobreza do país quando coloca satélite em órbita com a geração de imagens e sensoriamento remoto. Com satélites, você consegue ter safras muito melhores. Você consegue implementar a colheita de forma melhorada."
Centro de Lançamento de Alcântara
Loureda afirma que o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, tem um "potencial enorme" para ser explorado. Localizada em ponto estratégico, a base tem acesso direto ao Oceano Atlântico, numa área despovoada, onde é possível realizar lançamentos em linha reta e aumentar a carga do foguetes lançados.
"Alcântara continua como centro ativo, temos um pessoal extremamente técnico e competente da Força Aérea tomando conta de lá. É uma base utilizada diversos momentos por ano. É usada para lançamento de foguetes de treinamento, são uma série de ações — até mesmo de auxílio de outros programas espaciais, como o europeu."