UE continuará trabalhando com Rússia e China para garantir operações financeiras com Irã

A União Europeia continuará trabalhando com a Rússia e a China e outros países para garantir os canais financeiros com o Irã. A informação foi divulgada por um comunicado do bloco europeu.
Sputnik

"Nos comprometemos a trabalhar, em particular, para preservar e manter canais financeiros eficazes com o Irã e continuar a exportação de petróleo e gás", diz o comunicado. 

Irã seguirá no acordo nuclear enquanto lucrar com o seu petróleo, diz Zarif
De acordo com a União Eropeia, o trabalho com a Rússia e a China como participantes continuará nesses em outros tópicos previstos pelo Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA).

“Nas últimas semanas, esses esforços se intensificaram, especialmente aqueles que estão na base da iniciativa europeia de criar um mecanismo especial, sobre o qual continuamos a trabalhar. Isso permitirá continuar com o levantamento das sanções contra o Irã e permitirá aos exportadores e importadores europeus conduzirem o comércio legítimo”, diz o documento.

O presidente dos EUa, Donald Trump, encerrou a participação dos Estados Unidos no acordo ainda no ano de 2015, anunciando o retorno gradual das sanções econômicas ao Irã. Trump também alertou as empresas da União Europeia que deveriam abandonar as operações no país ou também enfrentariam medidas punitivas.

Comentar