"O presidente [dos EUA, Donald] Trump declarou com firmeza que quer ter boas relações com os russos. Precisamos de que façam algumas coisas, mudem seu comportamento. Eles criam desafios, problemas, enfraquecem a segurança da América [EUA]", afirmou o secretário de Estado.
Os EUA e a Rússia fazem acusações mútuas de violarem o Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF). Ademais, Washington ameaça sair desse acordo.
"Se conseguirmos realizar negociações que os levem a mudar seu comportamento de tal modo que nada ameace os estadunidenses, estes serão bons laços", concluiu o secretário de Estado.
O Kremlin refutou as acusações e acrescentou que a Rússia seria forçada a tomar medidas para garantir sua segurança caso os Estados Unidos deixassem o tratado.
Putin disse que Moscou está pronta para discutir a possível saída dos EUA do INF com os aliados dos EUA sem histeria. O presidente russo também declarou que espera poder falar sobre esse assunto durante seu encontro com Trump em Paris, marcado para o dia 11 de novembro.