China demonstra novíssimo veículo de combate aerotransportado com armamento pesado (FOTO)

Veículo de combate aerotransportado superando um obstáculo aquático (imagem referencial)
Na feira aeroespacial na cidade chinesa de Zhuhai será demonstrado pela primeira vez o veículo de combate aerotransportado de segunda geração chinês dotado de armamento reforçado. As fotos do novíssimo veículo de combate de fabricação nacional surgiram na web.
Sputnik

De acordo com o portal Russkoe Oruzhie, o veículo de geração anterior, ZBD-03, era equipado com um canhão automático de 30 mm, análogo do canhão russo 2A72. O novo modelo, de acordo com as fontes chinesas citadas pelo portal, recebeu um canhão de 100 mm criado na base do 2A70 russo.

​O portal recordou que esta não é a primeira tentativa de criar um novo blindado para tropas aerotransportadas chinesas. Em 2016, o exército do gigante asiático já tinha demonstrado um novo exemplar que possuía muito em comum com o que irá ser mostrado em Zhuhai.

Submarino (imagem referencial)
China elabora sistema de ecolocalização para esconder mensagens secretas submarinas
Entretanto, naquela época o veículo de combate contava somente com o canhão de 100 mm, o que causou o descontentamento dos militares chineses. Contudo, agora essa falha foi corrigida, de acordo com o portal.

Em comparação com o ZBD-03, os projetistas chineses aperfeiçoaram o corpo do veículo, o que deve se refletir no aumento do peso do mesmo. Contudo, levando em consideração que a Força Aérea da China começou a adotar em serviço aviões cargueiros pesados Y-20, capazes de transportar 66 toneladas, tal característica não representará um problema.

Comentar