"O evento de hoje se trata da inauguração do protótipo em tamanho real de nossa aeronave conjunta e da oportunidade de visitar pessoalmente a cabine de pilotagem e de checar a organização do espaço na primeira classe, na business classe e na classe econômica. Isso mostra que temos algo para que [potenciais compradores] se interessem", disse a jornalistas o presidente da UAC, Yuri Slyusar.
Além da cabine de pilotagem, o avião conta com três classes para passageiros que abrangem 22 metros de comprimento, 6,5 metros de altura e 5,9 metros de largura. Na primeira classe, há duas fileiras de assentos, três fileiras – na business classe e quatro fileiras na classe econômica; todas as classes possuem sistema de entretenimento e design de interior com um toque chinês e russo.
O programa CR929 está atualmente no estágio de design preliminar e de seleção de fornecedores de sistemas e equipamentos básicos, que deverá ser concluído antes de 2020, segundo Maksim Litvinov, principal designer da parte russa do programa.
Além disso, ele observou que, conforme o acordo com a COMAC, o centro de engenharia para o desenvolvimento da aeronave de longa distância será localizado na Rússia.
A Rússia e a China esperam dar início à construção da aeronave entre 2025 e 2027. O custo do programa é estimado em um valor entre US$ 13 bilhões e US$ 20 bilhões (de R$ 48,4 bilhões a R$ 74,5 bilhões). Espera-se que o primeiro voo venha a ser realizado em 2025.
O salão aeroespacial Airshow China 2018 decorre na cidade chinesa de Zhuhai entre 6 e 11 de novembro.