Os trabalhos de modernização e desenvolvimento do novo avião estão sob o controle especial do presidente e do ministro da Defesa.
Em julho, o vice-ministro da Defesa russa, Aleksei Krivoruchko, informou que o PAK DA será construído com o uso de tecnologias furtivas. Em outubro, o site de compras públicas anunciou licitações para o desenvolvimento do motor da nova aeronave.
Conforme os requisitos estabelecidos, os sistemas eletrônicos principais e secundários do motor devem garantir uma duração de voo do bombardeiro de até 30 horas.
Os sistemas de suprimento de combustível e controle hidromecânico devem operar com sobrecargas próximas de zero e negativas até 2,7 g, com temperaturas entre —60°C e +50°C. A vida útil mínima será de 12 anos com a possibilidade de prolongamento até 21 anos.
Outra exigência é que o motor deve ser resistente aos efeitos da radiação nuclear.
No início do ano, o então vice-primeiro-ministro Dmitry Rogozin expressou a esperança de que o novo avião de longo alcance fosse testado entre 2023 e 2024. Segundo ele, neste ano, a Tupolev inicirá a fase ativa de projeção do PAK DA.