China aumenta importação de petróleo para um nível sem precedentes

As importações de petróleo bruto pela China somou 9,61 milhões de barris por dia no mês passado, informou Reuters. Um valor recorde.
Sputnik

O volume total de importações em outubro foi de 40,8 milhões de toneladas.

EUA contra China: qual é o verdadeiro 'pomo da discórdia' entre as duas potências?
Segundo o jornal, as refinarias independentes chinesas impulsionaram o aumento da demanda, buscando atender suas cotas de importação antes do fim do ano.

No mês passado, Pequim anunciou que aumentaria a quota de importação de petróleo em 42% para suas refinarias não-estatais, já que novas refinarias começarão a operar no ano ano que vem.

Ao mesmo tempo, a China está mudando suas fontes de petróleo. O país reduziu drasticamente seu consumo de petróleo bruto dos EUA no meio da guerra comercial entre Washington e Pequim. Há alguns meses, as refinarias chinesas deixaram de comprar completamente o petróleo dos EUA. Pequim acabou não impondo tarifas ao petróleo norte-americano, em outubro, e as refinarias retomaram as compras de petróleo dos EUA. No entanto, o volume dessas importações ainda não está claro e pode ser muito menor do que antes do início da guerra comercial.

Comentar