Na semana passada, Blaszczak disse em uma entrevista à Rádio Polonesa que ele iria discutir com Mattis e os legisladores dos EUA os benefícios de ter uma base militar permanente dos EUA na Polônia.
"O secretário [Mattis] agradeceu ao ministro Blaszczak pela oferta de seu país de aumentar as opções de postura da força dos EUA na Polônia", destacou White nesta terça-feira.
Mattis também agradeceu a Blaszczak pelo papel central da Polônia nos esforços de dissuasão dos EUA na Europa Central e de receber até 4.500 soldados americanos em uma base rotativa, acrescentou White.
Em setembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse aos repórteres que os Estados Unidos estavam considerando estabelecer uma base militar permanente na Polônia. Trump disse que Varsóvia concordou em pagar mais de US$ 2 bilhões para o custo da base, que o presidente polonês Andrzej Duda sugeriu chamar Fort Trump.
A Rússia já declarou em mais de uma oportunidade que tal movimento, se confirmado, configurará uma nova hostilidade em uma região próxima da fronteira.