"Eu diria que esta é a geração 5+ […] É precisamente a essa geração que corresponde o motor por seu empuxo específico, consumo específico e peso especifico", observou o especialista ao canal russo Zvezda.
O desenvolvedor enfatizou que este motor é um produto completamente novo e não tem nada a ver como o motor do Su-35. Ele permitirá que as caças decolem e ganhem altitude mais depressa, manobrar com grande sobrecarga durante o combate aéreo e também voar em velocidade supersônica sem uso de pós-combustão.
O Su-57 é um caça multipropósito de quinta geração desenvolvido pela empresa aeronáutica Sukhoi usando tecnologia de baixa visibilidade. A aeronave foi projetada para destruir alvos aéreos, terrestres e navais de superfície, assim como para reconhecimento de longa distância e destruição do sistema de controle das aeronaves inimigas.
As Forças Aeroespaciais da Rússia receberão em 2019 o primeiro lote de série de aeronaves Su-57 com o motor AL-41F1, que também é instalado no Su-35.
O primeiro voo do Su-57 com o motor de segunda fase, conhecido como Izdelie 30 (Artigo 30), foi realizado no dia 5 de dezembro de 2017. Segundo o presidente da Corporação de Construção Aérea Unida, Yuri Slyusar, seus testes levarão vários anos.