Reino Unido envia submarino de ataque para 'ficar de olho' na Rússia

A Marinha Real Britânica enviou um de seus submarinos nucleares para o mar Mediterrâneo como o objetivo de "ficar de olho" nos navios de guerra russos na região, segundo informou o Daily Star.
Sputnik

A mobilização do submarino de 4,5 toneladas da classe Trafalgar foi confirmada pelo alto comando militar da Grã-Bretanha, que geralmente prefere se abster de comentar notícias sobre seus submarinos nucleares. No passado, as informações sobre a deslocação desses equipamentos foram classificadas como "extremamente sigilosas". 

Reino Unido abrirá grande base permanente no Oriente Médio, afirma imprensa
"As informações sobre a deslocação de submarinos britânicos não são divulgadas, mas a presença da Marinha russa no Mediterrâneo oriental precisa de uma resposta decisiva", disse uma fonte ao jornal britânico. 

A fonte anônima lembrou que, no ano passado, Moscou anunciou o lançamento de mísseis de treinamento nas proximidades do Chipre, tendo os navios russos navegado perto de uma base militar britânica.

"O envio do submarino permitirá mantê-los sob controle", disse. 

O jornal ressalta que as relações entre a Rússia e a Grã-Bretanha permanecem tensas em decorrência do envenenamento do ex-agente russo Sergei Skripal e sua filha Yulia na cidade britânica de Salisbury. As autoridades do Reino Unido acusam o governo russo de envolvimento no envenenamento, enquanto Moscou vem desmentindo categoricamente todas as acusações.

Comentar