"Estou muito feliz que, depois de negociações demoradas e nem sempre fáceis, uma proposta possa ser alcançada", disse Merkel sobre o documento, que ainda precisa ser aprovado pelo parlamento britânico e os 27 membros restantes da União Europeia.
Mas Merkel, líder da maior economia da UE, acrescentou que "o pior cenário, e o mais desordenado, é que nenhum acordo seja alcançado".
"Esta é uma alternativa a qual devemos sempre ficar atentos", disse Merkel, falando depois de uma reunião de gabinete em Potsdam, perto de Berlim.
"A questão é: o que temos agora é uma fundação? Espero que possa ser uma fundação."
A premiê enfrenta forte oposição no legislativo. Há tanto opositores do Brexit quando parlamentares que criticam os termos do acordo por ele supostamente ser muito generoso com Bruxelas e o bloco europeu.
May insistiu que, embora as negociações não tenham sido confortáveis, foi o melhor que a Grã-Bretanha pode esperar para o Brexit. O desembarque do bloco já tem data para acontecer: 29 de março.
Os líderes da UE realizarão uma cúpula extraordinária para discutir o Brexit em 25 de novembro. Se eles aprovarem o acordo, o parlamento britânico deve votar no início de dezembro.