Kim Jong-un assiste a testes de novíssima 'arma de alta tecnologia'

A agência Yonhap informou, citando a mídia norte-coreana, que o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un assistiu a testes de uma "arma de alta tecnologia". O Departamento de Estado americano não tardou a comentar os relatos.
Sputnik

Segundo as informações, trata-se de uma arma desenvolvida recentemente.

A televisão estatal da Coreia do Norte comunicou que os testes da arma "ultramoderna" decorreram no polígono do Instituto Nacional de Defesa.

"Os testes da arma tática de alta tecnologia foram um sucesso", diz o comunicado.

Mídia: encontrados polígonos secretos de mísseis na Coreia do Norte
Este é o primeiro teste de armas efetuado na presença Kim Jong-un desde novembro de 2017, quando ele assistiu o lançamento de um míssil balístico intercontinental.

A agência sul-coreana sublinha que Pyongyang informou sobre os ensaios em meio ao impasse das negociações sobre a desnuclearização da península coreana.

Comentário do Departamento de Estado

Um representante do Departamento de Estado dos EUA afirmou, comentando os testes, que Washington se mantém "confiante em que as promessas feitas pelo Presidente Trump e o presidente Kim serão cumpridas".

A entidade lembrou que Trump e Kim Jong-un chegaram a acordo sobre a desnuclearização durante a cúpula de Singapura em junho e que Washington mantém o diálogo com a parte norte-coreana sobre o assunto.

"O presidente deixou claro que, se Kim Jong-um realizar a desnuclearização, a Coreia do Norte terá um futuro brilhante", disse um representante do Departamento de Estado à Sputnik.

Cúpula em Singapura

Em 12 de junho, Donald Trump e Kim Jong-un realizaram o seu primeiro encontro oficial em Singapura. Após a conclusão das conversações, os dois países assinaram um acordo expressando o compromisso conjunto de trabalharem para a desnuclearização da península coreana.

Kim Jong-un envia mensagem para Bashar Assad desejando êxito contra 'forças hostis'
Pyongyang desistiu dos testes de mísseis e testes nucleares, entregou aos EUA três cidadãos estadunidenses detidos, assim como devolveu os restos mortais de soldados americanos que morreram no decorrer da Guerra da Coreia de 1950-1953.

Porém, desde então não houve nenhuns passos concretos: Pyongyang espera que Washington cumpra os acordos alcançados, enquanto a administração dos EUA está insatisfeita por a Coreia do Norte não envidar mais esforços rumo à desnuclearização.

Comentar