Washington oferece fragatas descomissionadas a Kiev, confirma chefe da Marinha ucraniana

Washington apresentou a Kiev uma proposta para lhe entregar fragatas descomissionadas da classe Oliver Hazard Perry, comunicou o comandante da Marinha ucraniana, Igor Voronchenko.
Sputnik

"Sim, realmente recebemos uma proposta sobre a entrega de duas fragatas da classe Oliver Hazard Perry, que deixaram de servir na Marinha dos EUA em 2013-2015", declarou ele à mídia ucraniana Pyaty Kanal.

Atualmente, a Marinha da Ucrânia está considerando o assunto, tendo em conta o estado dos navios e o preço de sua manutenção. Segundo destacou o chefe da entidade naval, a exploração de cada um de tais navios custa aproximadamente US$ 25 milhões (R$ 93,5 milhões) por ano.

Previamente, o portal militar ucraniano mil.in.ua comunicou, citando fontes, que o adido militar americano em Kiev propôs a entrega à Marinha ucraniana de fragatas americanas da classe Oliver Hazard Perry.

General ucraniano: EUA aconselham Kiev a desencadear 'revolução' em Donbass
As fragatas Oliver Hazard Perry foram construídas a partir de 1970, a última foi retirada do serviço da Marinha dos EUA ainda em 2015. Porém, alguns países continuam utilizando embarcações deste tipo como, por exemplo, a Turquia, a Austrália e o Egito.

No fim de setembro, os Estados Unidos entregaram a Kiev duas lanchas de patrulha, Drummond e Cushing, construídas há três décadas. As "ofertas" de Washington suscitaram opiniões contraditórias entre os ucranianos, com muitos ironizando sobre a entrega de embarcações obsoletas.

Comentar