O evento deste ano foi realizado nas instalações do Monumento Votivo Militar Brasileiro (MVMB) e contou com a presença de diversas autoridades políticas e militares italianas e diplomáticas brasileiras, com destaque para os presidentes das regiões da Toscana e da Emilia-Romagna (cargo equivalente ao de Governador de Estado no Brasil) e os prefeitos das cidades onde a FEB combateu.
A grande importância da participação do Brasil reside no seu lado político porque marcava o alinhamento do Brasil com os Estados Unidos, de maneira geral de quase toda América Latina, com a causa aliada em combate aos países do Eixo. Do ponto de vista político é bastante inédito, é muito significativo, é extremamente importante", explicou.
Dennison de Oliveira, que também é autor de diversos livros sobre a 2ª Guerra Mundial, lembrou que o Brasil levou somente uma divisão de infantaria para um front onde já estavam 28 divisões de países aliados.
"O plano inicial era enviar três divisões de infantaria, sob 100 mil homens. Por diversas razões foi enviada apenas essa primeira e única divisão, que é um complemento importante, mas que de forma alguma foi decisivo", disse.
Mesmo pequena, os soldados da Força Expedicionária Brasileira participaram de uma batalha importante que culminou com a rendição de uma infantaria alemã.
"A 148ª infantaria alemã foi cercada pelos brasileiros depois de intenso combate entre 26 e 28 de abril de 1945 e foi forçada a se render [em 29 de abril]. É o único caso de uma divisão que se rende com quase todos os efetivos e ainda sob comando do seu general e do seu Estado Maior. Foi um grande feito de armas dos brasileiros e que ajudou bastante a precipitar o fim da guerra na Itália", contou Dennison de Oliveira.
A solenidade contou com uma homenagem, aos soldados da FEB, por parte do Exército dos Estados Unidos da América (EUA) e da Associação dos Veteranos da 10ª Divisão de Montanha dos EUA. Esta unidade combateu ao lado dos brasileiros sob a égide do IV Corpo de Exército, do V Exército de Campanha dos EUA, entre os meses de janeiro e abril de 1945, tendo contribuído com as ações vitoriosas da FEB em Monte Castello, La Serra, Castelnuovo e Montese.