A operação foi realizada por pilotos da Marinha dos EUA, mas não se trata de uma operação simples. Além de operações de transporte regular do presidente, isso também envolve funções-chave, fazendo parte do plano anticrise, garantindo a segurança das altas personalidades do governo americano.
O helicóptero Sikorsky VH-92 é uma versão modificada do modelo S-92, ou seja, o modelo foi desenvolvido no chassi do Sikorsky S-92 e 23 e provavelmente irão substituir a antiga frota de 11 aparelhos VH-3D e 8 — VH-60N, segundo o portal The Drive.
Apesar do progresso demonstrado pelo projeto, seus desenvolvedores estão buscando resolver um problema relacionado às pás do rotor do helicóptero, que estariam gerando um forte vento, danificando o gramado da Casa Branca. Além disso, os desenvolvedores estariam tentando encontrar uma solução para minimizar o impacto do helicóptero na área de pouso, já que foi observado que o peso do helicóptero também estaria deformando essa área.
Até o presente momento, os desenvolvedores ainda não divulgaram quaisquer detalhes relacionados às especificações técnicas do helicóptero.