Ministério da Defesa da Rússia prolonga vida útil de mísseis Satã e Topol-M

O Ministério da Defesa vai prolongar a vida útil dos mísseis nucleares Satã e Topol-M nas Forças Armadas russas.
Sputnik

Com esse objetivo, o Ministério anunciou um leilão com o preço inicial (máximo) do contrato de US$ 14 milhões (R$ 43 milhões). O prazo de execução do contrato é até 10 de novembro de 2020. O vencedor do leilão será designado no dia 10 de dezembro.

'Chaves do céu': analista indica por que Índia decidiu comprar mísseis russos
O sistema de mísseis R-36M Voevoda (SS-18 Satã, na classificação da OTAN) com o míssil pesado RS-20V foi colocado em serviço no final dos anos 80. Agora este míssil continua sendo o mais poderoso de todos os ICBM russos.

Cada míssil R-36M Voevoda está equipado com dez ogivas separadas de pontaria individual e pode lançar até ao território inimigo um projétil termonuclear com potência de cinco a oito megatons. Além disso, o Satã pode portar muitas ogivas falsas, pesadas e ligeiras, que enganam os sistemas antimísseis inimigos.

Tornado-S aumentará poder e mobilidade das tropas de mísseis russas, diz analista
O Topol-M é um sistema estratégico de mísseis desenvolvido no final dos anos 80 e início dos anos 90. Na versão de baseamento em silo foi adotado para o serviço em 2000.

Nos próximos anos vai entrar em serviço o sistema pesado de nova geração RS-28 Sarmat. O seu alcance supera 11.000 quilômetros, o míssil pode portar de 10 a 15 ogivas separadas com potência de até 750 quilotons cada uma.

Comentar